31 outubro, 2013

NÃO É O FUNDO DO POÇO. AINDA HÁ MAIS.

Tenho visto coisas, tenho ouvido coisas, tenho lido coisas: assustadoras, aterrorizantes. Há pessoas que se manifestam a favor das experiências com animais de uma forma que jamais imaginei ser possível, ora dizendo que os defensores dos animais são ignorantes, pois as pesquisas são imprescindíveis (sic), ora afirmando que são criminosos que deveriam estar presos (quem mata quem, quem rouba quem?), ora destilando um fel estranho, demolidor, destoante do que (sabe-se!) é voz comum na sociedade. Então: ou são pagos para dizer as asneiras que nem chegam a ser críveis ("odeio animais porque eles não têm alma"), ou (e essa é a parte mais assustadora) manifestam-se honestamente, acreditando mesmo no que dizem. Se há entre nós, ainda, tal ignorância coroada de tanta maldade e sanguinolência, creio que houve um retrocesso. De alguma forma retrocedemos a um tempo que jamais conhecemos e eu não consigo compreender o que isso significa.

26 outubro, 2013

CHEIRO DE COISA MUITO, MUITO PODRE

Cansados de esperar pela cooperação de seus colegas brasileiros, procuradores da Suíça que investigam negócios feitos pela multinacional francesa Alstom com o governo do Estado de São Paulo arquivaram as investigações sobre três acusados de distribuir propina a funcionários públicos e políticos do PSDB.
Em fevereiro de 2011, a Suíça pediu que o Ministério Público Federal brasileiro interrogasse quatro suspeitos do caso, analisasse sua movimentação financeira no país e fizesse buscas na casa de João Roberto Zaniboni, um ex-diretor da estatal CPTM.
(UOL NOTÍCIAS)
Prefeito suspende alvará do Instituto Royal por 60 dias

Um dia depois de ter vistoriado as instalações e considerado que estavam aptas a funcionar, o prefeito de São Roque, Daniel de Oliveira Costa (PMDB), suspendeu nesta sexta-feira, 25, por 60 dias, o alvará de funcionamento do Instituto Royal. Segundo ele, a suspensão resultou de um acordo com o próprio instituto para que sejam apuradas denúncias de maus-tratos dos animais.
O prefeito recebeu deputados federais que integram uma comissão externa da Câmara criada para apurar os supostos maus-tratos aos cães. O instituto foi invadido na madrugada do último dia 18 por ativistas que retiraram 178 cães da raça beagle, usados em testes com medicamentos. As instalações foram depredadas.
Os parlamentares Iara Bernardi (PT-SP), Ricardo Tripoli (PSDB-SP), Ricardo Izar (PSD-SP) e Protógenes Queiroz (PC do B-SP) cobravam o imediato fechamento da unidade por entender que existem práticas de maus-tratos. O grupo se dirigia, no início da noite, ao instituto para vistoriar as instalações na companhia do deputado estadual Feliciano Filho (PEN) que também estava na cidade.
O prefeito seguiu para o local para notificar os funcionários que lá estivessem sobre a paralisação das atividades. No dia anterior, ele dissera que as instalações eram adequadas para as pesquisas feitas pelo instituto e que não via razão para suspender o alvará.
Mais cedo, os parlamentares haviam se reunido com o promotor Wilson Velasco Júnior, que investiga denúncias de maus tratos contra os animais desde 2012, e sugeriram que o Ministério Público Estadual enviasse à Justiça um pedido de fechamento do instituto.

O grupo também conversou com o delegado do município, Marcelo Pontes, que até quinta-feira estava à frente das investigações. O caso, agora, é apurado pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG), de Sorocaba.
De acordo com o deputado Protógenes, presidente da comissão, o objetivo é reunir novos documentos que comprovem os maus-tratos sofridos pelos cães.
"Já temos documentos que provam o que os animais passavam no local. Queremos fechar essa instituição e fiscalizar os R$ 5 milhões de recursos públicos que foram repassados ao instituto", disse. Ele considera importante recuperar os 178 cães levados durante a invasão para que passem por perícia. Até quinta-feira, 24, apenas três animais tinham sido recuperados.

Os deputados tiveram acesso a uma relação de fornecedores de cães da raça beagle ao instituto e constaram que, entre eles, figura a Fazenda Angolana, também localizada em São Roque. O documento mostra que o instituto tinha muitos fornecedores e que a fazenda fornecera, no período de dois anos, três animais.

Os donos da fazenda, que vêm sendo ameaçados por ativistas, haviam negado a venda de beagles ao Royal. Na relação, há indícios de que o instituto vendia os cães após os testes. A direção do instituto divulgara que os cães eram doados, e não vendidos, após os testes.

16 outubro, 2013

Sardinhas com Chantilly- uma nova história do Gostosinho


SARDINHAS COM CHANTILLY
Uma coisa muito louca aconteceu com o Gostosinho.
Foi chifrado, corneado, traído, passado para trás. #coisamaluca!
É que, certa vez, ele pedia porque pedia os endereços que lhe deviam ser fornecidos por um tal de-um-tal-de , bem, nome de traste nem sempre fica, e a criatura se negava, dizia que já-já-já, que ia dar, que ia dar. O Gostosinho tem pavio curto e deixou queimar. Apertou o famoso botão do foda-se e se preparou para que o chifre não lhe adentrasse de todo, só os bocadinhos óbvios. E depois se mandou, como todo mundo já sabe. Foi dançar (Guigui - melhor dansar?) o Kuduro lá no céu das liberdades.

Sabe-se lá o que houve com o traste, que aliás era mesmo traste. Mas essa história não vem ao caso. Ou vem? Afinal, as personagens de fundo, as das sombras, são as mesmas personagens. Só que isso não é para agora.

Passa o tempo passa o tempo passa o tempo.

Foi então que (não sei se contei que o Gostosinho escrevinhava coisas, coisas da lida, do batente, até apostiladas, livrescas) outra trairagem se desenhava, e à socapa, dessas bem danadinhas.
Um colega seu, que aliás se foi, como se vão os colegas, para permitir espaço aos amigos, recebeu a incumbência de reescrever um de seus escritos. Tudo na secreta, nos escurinhos do cinema, das pegadinhas he-he, para não magoar demais o gostosim, pra ele não ficar zangadim, furiosim, sabe-se lá, essa gente-né?-faz coisas.
E o ex-amigo-colega se pôs de bom grado à trairagem, isto é, a serviço da trairagem, reescrevendo, à socapa, na secreta, só no sapatinho, porque aquilo equivalia a dim-dim, 30 dinheiros, denarolatria-se-vendo, nunca passa a moda. Fortunas em direitos autorais hauhauhauhauahuaoiauhao valem trair qualquer amigo.
E eis que, em meio a milhões de ós, outra encomenda surdinosa foi feita.
Resolveram fazer trairagem com o traíra.
Dó! Qui-dó, qui-dó, qui-dó, que mataram o formiguinha.
O traíra segue reescrevendo, mas o traíra recém chegado fez trairagem belezura e reescreve também. Coisa feia, sô. Aviso-nãoaviso-aviso-nãoaviso??? Não aviso!!!

Quem vencerá a corrida?
Enquanto isso, seguem as câmeras a filmar cada episódio, sem que os principais atores saibam que nesse reality estão e não tenham sequer a chance de fazer caras e bocas. E as câmeras, grande novidade no pedaço agora, fiscalizam, fiscalizam...
Não, não é o Big Brother!
C'est la Petite Chienne, the little sister.
A propósito: aposto que ninguém sabia dessa história  (estória, Guigui?) de câmeras ocultas.
#horrorizadosesentindo

03 setembro, 2013

VINÍCIUS DE MORAES - O "POETINHA" GRANDE POETA

http://youtu.be/vak-T6cqpFA


Este link remete ao documentário espanhol, produzido por Suzana Moraes, filha de Vinícius. É um belo documento que conta com as contribuições de Chico Buarque, Caetano Veloso, Maria Bethania, Carlinhos Lyra, Edu Lobo,  Antonio Carlos Jobim, Baden Powell, Toquinho, João Gilberto, Tonia Carrero, Suzana Moraes e tantos talentos que se torna difícil enumerá-los.
É uma grande aula sobre ao poeta e sua obra, um musical belíssimo que enriquece sobremaneira estas postagens do blog. Relaxe e aproveite: são momentos de pura poesia com aprendizagem garantida.

01 setembro, 2013

UM CONTO SURPREENDENTE: A VERDADEIRA HISTÓRIA DE UM CARA GOSTOSINHO

Era uma vez um cara que era gostosinho. Só que o gostosinho tinha uma característica horrível: era uma pessoa digna. Então, ele fazia o que queria e se recusava a fazer o que queriam, coisa que acontecia sempre quando o que queriam não era aquilo que ele queria.
Certo dia, enfezado, virou as costas, empinou a bunda e nem olhou para trás, tudo para não imitar a mulher do Jó (foi a mulher do Jó?) e virar uma estátua de sal.
Como aqueles que queriam que ele fizesse o que eles queriam e não o que ele queria achavam que ele era gostosinho demais ( e ele nem nunca foi tudo isso), resolveram desinventar a roda. Para justificar a sua saída do rol daqueles que faziam o que eles queriam, mandaram dizer que ele havia morrido. Foi um susto!
Como enterro não havia, muito menos velório, inventaram de dizer que o Gostosinho, agora com maiúscula, estava muito, muito doente.
Bad! Bad boys!
Ao fazerem isso, acabaram comprometendo o futuro do cara, pois se ele precisasse entrar em um lugar onde ele pudesse fazer o que ele queria, seria fatal lhe perguntarem sobre a data em que saíra do leprosário, se morreria dentro em breve, se estava ainda muito mal, se o caixão fora encomendado, se o seguro cobriria o féretro...
Bad! Bad boys!
Foi então que ele usou as redes sociais para dizer que ia bem de saúde, aliás muito bem.
Entretanto, como uma mentira muitas vezes repetida acaba se tornando uma verdade, Gostosinho continua à beira da morte, pelo menos na cabeça daqueles que se divertiam quando ele dizia a palavra "gostosinho", não na cabeça dos que não achavam divertido ele ser gostosinho. Quanta besteira!
Bad! Bad boys!
Talvez seja o caso de o Gostosinho resolver falar. Talvez seja o caso de o Gostosinho se pronunciar. Talvez seja o caso de o Gostosinho ficar bravo.
Não perca o próximo capítulo.
Que será que o Gostosinho vai fazer?

CLIPPING TRAZ PARA VIVER BEM, COM PAZIAN, E CAMINHOS ALTERNATIVOS, DA CBN

Dois programas que me trouxeram muito prazer. Com Humberto Pazian, no Para Viver Bem, pude traçar as linhas maiores do meu livro "O DILEMA DO VEGANO" e explicar um pouco dessa escolha que fiz e que a cada dia me deixa mais seguro do acerto da minha decisão. Já em Caminhos Alternativos, estive em companhia de duas mulheres sensacionais, cuja simpatia e inteligência me seduziram. Nesse ambiente, desenvolvido em minha casa, fizemos uma MOQUECA DE PALMITO, prato escolhido por elas mesmas, dentre todos os outros cujas receitas me atrevi a inscrever n'O DILEMA. Ficou realmente muito saboroso o resultado e na entrevista explico detalhadamente, graças às perguntas que elas me faziam, cada passo para executá-lo. Gostei. Se apetecer, aproveite e desfrute. As algas marinhas dão aquele saborzinho de mar que o dendê e o leite de coco sabem acompanhar tão bem, junto com o coentro, sempre opcional.

TERCEIRA AULA SOBRE REDAÇÃO

Chegamos à terceira aula sobre redação. Imagino que muito treinamento de coleta de dados, seleção de dados e, afinal, organização e separação dos dados tenha sido realizado. Chegou a hora de fazer o primeiro rascunho. Há ainda muito caminho pela frente, muito trabalho. É importante ter sempre em mente que aprender a escrever pressupõe escrever. E muito! Pouca inspiração e muita transpiração. Vamoquevamo!!!! Seção ENEM.

28 agosto, 2013

REDAÇAO - O TERROR DESMITIFICADO

Talvez o maior temor dos examinandos seja a redação. Tenho razões para pensar isso, tenho observado as expressões dos estudantes quando toco nesse assunto. Assim, creio que este é o momento certo para começar a trabalhar a desmitificação da construção de textos. Os estudantes e, especialmente, os jovens dos nossos dias constituem-se na geração mais bem informada de toda a história. Seu acesso à informação é instantâneo e, muito geralmente, estão, de alguma forma, inteirados de tudo o que ocorre no planeta. Os temores maiores residem na questão temática: "- Será que eu poderei desenvolver o tema com competência? Saberei do que se trata?"
Pode o estudante tranquilizar-se, portanto, com relação a isso. Os riscos de encontrar no cérebro uma página em branco sobre o assunto estão próximos de zero. Mas é preciso estar atento às competências que lhe serão exigidas. É sobre isso que falo na página destinada ao ENEM neste blog. Vamos para lá?

ALTERAÇÃO PRAGMÁTICA NO BLOG - ENEM

Vou alterar o blog de forma bem pragmática. A seção FRONT (Notícias do front), que é destinada a notícias que me indignam ou me divertem será retirada provisoriamente para dar lugar a uma seção destinada ao ENEM. Orientações para o ENEM, indicações, exercícios, treinamento e dicas.

29 julho, 2013

BALZAQUIANAS

Ficar triste por chegar aos 30 anos, não faz mais parte da vida das mulheres modernas. Antigamente, as mulheres com três décadas de vida já possuíam filhos, mas  nos dias deste início do século XX, surgiu uma mulher independente, senhora de si, estudada, que sabe exatamente o que deseja. O que explico neste documentário do SBT é a diferença entre a mulher de trinta anos imaginada por BALZAC e aquela que caminha conosco pelas calçadas da grande cidade.

CLÁSSICOS LITERÁRIOS

Clássicos literários levam à reflexão e ao aprimoramento pessoal.



Na literatura clássica, em muitos casos, a mensagem não chega ao leitor de maneira tão explícita e requer certo esforço de interpretação. "Nestas obras, a mensagem pode ser dada pelo avesso, ou seja, mostram o que não se deve fazer a partir do desenvolvimento de um personagem que agiu de determinada maneira e se deu mal", explica Roberto Juliano, professor de literatura. "É justamente por conta dessas características, dessa complexidade, que os clássicos nos instigam a pensar", completa.
Siga o link e leia mais a respeito. Afinal, os clássicos cabem em VIVER BEM, UOL MULHER - COMPORTAMENTO. Na seção "Clipping".