ENEM


REDAÇÃO
TEMOS MUITO O QUE CONVERSAR

AULA 4

JÁ TEMOS O PRIMEIRO RASCUNHO? Ótimo! Agora, vamos ler com uma certa distância, como se fosse algo que nós não escrevemos, mas outra pessoa. Faremos cortes, se necessário, e acrescentamentos, se cabíveis. Verificaremos a ortografia, pois ela deverá acordar com aquela que a norma culta prevê, retiraremos os lugares-comuns, aquelas expressões gastas de tão usadas (que são tão "bonitinhas"), retiraremos as aspas das nossas ironias (e tiraremos também as ironias), os excessos das figuras de linguagem, metáforas e companhia. Vamos observar se cada frase tem seu verbo, para evitar um texto poético (pois precisamos de uma dissertação científica, não é?), cuidaremos de evitar os pecados principais (coisa de que nos ocuparemos na aula seguinte).
Pronto! Hora de treinar.
Peguemos todos os rascunhos de todas as redações já iniciadas e vamos trabalhar este segundo rascunho. Já está quase pronto.
LEMBRETE IMPORTANTE:
Temos que treinar muito porque não haverá tempo para todas essas providências na hora da prova. Assim, tudo isso deverá estar razoavelmente automatizado, daí a necessidade de tanta exercitação.
BOM TRABALHO!!















AULA 3
Chegou a hora de organizar os dados selecionados em 3 grupos: os dados que serão utilizados na introdução (pensaremos em um parágrafo apenas), os dados que serão utilizados no corpo do texto e os  que usaremos na conclusão.
Não tentaremos falar de tudo o que sabemos, nem falar um pouco de cada coisa. Nosso assunto é um só, nosso tema é um só e o abordaremos parcimoniosamente, para fazê-lo bem.
Chegou a hora, portanto, de trabalhar no primeiro rascunho.
Antes, vale lembrar que uma dissertação dessas requer um pequeno truque: colocar as ideias para brigar entre si, isto é: tese e antítese. Iniciamos o texto, dizemos A, com qualidade, dizemos B, igualmente com qualidade. Na conclusão, buscaremos a síntese (C).
Ao trabalho!!!












TEMOS MUITO O QUE CONVERSAR
AULA 1 - Teremos pouco espaço para dizer tudo o que sabemos e pensamos sobre o assunto que nos será apresentado como proposta de redação. Se pararmos para pensar, o tempo se esvairá. Queremos um tempo para meditar? Pois bem! Cinco ou sete minutinhos serão suficientes.
Agora, ao trabalho.
Coloquemos no papel (a folha de rascunho) todas as ideias que acorrerem em nosso socorro, pertinentes ao tema proposto, obviamente.
Nesse momento, não ficaremos meditando sobre a melhor maneira de escrever, a forma mais impactante ou qualquer coisa que o valha. Simplesmente colocaremos no papel de forma desordenada, do jeito que elas - as ideias - forem se achegando. Não faremos escolhas, vamos acolhendo a todas, com carinho, acariciando-as e anotando-as.
No momento em que sentirmos que estão se fazendo rarefeitas, hesitantes, lerdas ou custosas para chegarem à ponta do lápis ( ou da caneta), paramos. O material que conseguimos reunir TERÁ QUE SER SUFICIENTE para a tarefa simples que há pela frente: mostrar que sabemos redigir um texto utilizando a norma culta; demonstrar que compreendemos o tema que nos foi proposto; que organizamos competentemente os argumentos construídos a partir das ideias que nos acorreram e que, sim, temos uma proposta de síntese ou intervenção relativamente a tudo o que dissemos.
Este será, portanto, o nosso primeiro passo e vamos chamá-lo de COLETA DE INFORMAÇÕES.
Hora de treinar.
Façamos COLETA DE INFORMAÇÕES sobre diversos temas. Podem ser aqueles sobre os quais estivemos pensando ultimamente ou mesmo os que nos foram propostos em alguma aula. Só isso. SÓ ISSO!!! Vamos treinar várias vezes esse primeiro passo.
BOM TRABALHO!
(Observação importante: nesta fase, é proibido fazer a redação. Só faremos COLETA DE INFORMAÇÕES). SE HOUVER DÚVIDAS, HÁ AQUI UM ESPAÇO PARA QUE VOCÊ POSSA ME PERGUNTAR TUDO O QUE QUISER.






AULA 2 -
APÓS a COLETA DE DADOS, chega a hora de selecionarmos o que efetivamente será aproveitado para o trabalho. Não adianta nos apaixonarmos por dados e informações para colocá-los a todo custo no texto se eles não formarem um todo harmonioso com as outras ideias selecionadas.
Ao selecionar, sejamos impiedoso(a) , portanto.
Claro que sabemos das três partes clássicas (introdução, desenvolvimento e conclusão), mas não vamos nos preocupar muito com isso neste momento.
Selecionemos, tendo em mente que, a seguir, vamos dividir os dados selecionados: quais os dados que constarão da parte introdutória, quais os que efetivamente constituirão o corpo do texto e quais os dados que utilizaremos na síntese final.
Tudo certo? Então, mãos à obra.

2 comentários:

  1. Olá professor... vou fazer essa coleta com o que for possível! rs
    Por favor, você dê uma olhada nessa redação http://www.vestibulandoweb.com.br/portugues/fuvest2013/redacao-1.asp e me tire uma dúvida, o autor não deveria ter proposto uma solução de como desacelerar a montanha russa da globalização? Obrigada

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    Respostas
    1. Creio que não. Essa redação é uma das melhores, o que não quer dizer que seja boa. Escrita com ortografia, pontuação e parágrafos adequados, faz duas citações de peso (Nicolau e marxismo) para terminar dizendo tolice: "ou nos tornaremos apenas consumidores". É o que já somos, não é o futuro.
      Veja como é a redação desejada: correta, encadeando ideias, uma ou outra citação, uma conclusão. Qualquer coisa a mais seria encontrar uma solução para os males do mundo. Você não espera isso de uma redação no vestibular, espera? Grande abraço.

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